quarta-feira, setembro 14, 2005

Do céu ao inferno em instantes

Em Mat.16:6 Jesus diz a Pedro que ele era abençoado pois reconheceu que Jesus era o Cristo. Em Mat 16:17 Jesus completa: "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus."
Aluns instantes depois em Mat. 16:23, após Pedro ser elogiado, Jesus diz que terá que sofrer em Jerusalém, mas Pedro o interpela dizendo que não o deixaria, ao que Jesus responde:
"Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!"
O que é isso?
Como entender que em apenas alguns instantes, minutos, é o que depreendemos da leitura do texto de Mateus, Pedro vá do Céu ao Inferno, tendo sido elogiado por falar não de si, mas de Deus e logo depois, que seus pensamentos não são de Deus?

E nós?
Como entendermos a nós mesmos, na oscilação espiritual de nossos padrões psíquicos?
Que angustiante é estarmos tão sintonizados com as coisas espirituais e num pequeno lance do cotidiano, podemos perder a nossa posição de bem estar espiritual e despencarmos no nosso padrão mental.
Isso é mais grave que a oscilotimia, que é apenas a variação mais ou menos brusca de humor.
A oscilação espiritual é a mudança brusca, sempre brusca, da sintonia espiritual. Do elevado padrão de espiritualidade até a mais baixa condição da devasidão da alma.

Pai de imenso e extremado Amor, guarda-nos e exorta-nos como a Pedro:
"Rogarei por ti, para que a tua fé não desfaleça"(Luc.22:32)
Aumenta-nos, Senhor, a Fé!
Acrescenta-nos Fé!
Roga por nossa Fé, Senhor!
Assim Seja!

Nenhum comentário: