domingo, outubro 09, 2005

HOEMNAGEM DA ESCOLA JESUS CRISTO AO AUTO DE FÉ DE BARCELONA

HOMENAGEM DA ESCOLA JESUS CRISTO AO AUTO DE FÉ DE BARCELONA

Para escapar de perseguições político-religiosas na França, Maurice Lachâtre refugiou-se na Espanha, estabelecendo-se como livreiro em Barcelona. Homem inquieto, atento às novidades, acompanhava de perto o grande movimento de renovação espiritual que surgia em seu país. Em 1861, escreveu a Allan Kardec, solicitando-lhe a remessa de livros espíritas, que desejava comercializar em sua livraria. Kardec enviou dois caixotes, contendo trezentos livros. A remessa atendia a todos os requisitos legais da alfândega espanhola, mas a sua liberação foi sustada, sob a alegação de ser

indispensável a aprovação do bispo de Barcelona, Antonio Palau y Termens. Lidas as obras, o padre concluiu que se tratavam de livros perniciosos, que deviam ser lançados ao fogo, "por serem imorais e contrários à fé católica". A execução ocorreu no dia 9 de outubro de 1861, ficando conhecida entre os espíritas como o Auto-de-fé de Barcelona.

Quis Deus que o Lançamento dos Livros de Clóvis Tavares, meu Pai_ "Sal da Terra" e o da querida Nina Arueira_"Novo Céu e Nova Terra" fosse no memso dia em que se reverencia a memória dos que foram ultrajados no dia 09 de outubro de 1861. Que estas datas misteriosas e insondáveis que ligam eternamente os fatos possam de alguma forma abençoar estas duas publicações como abençoaram os livros de Allan Kardec, queimados no Auto de Fé de Barcelona!

Nenhum comentário: