sábado, dezembro 10, 2005

PALESTRA DO DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2005

"É que Vos nasceu hoje, na cidade de David, o Salvador,
que é Cristo , o Senhor!" Lc 2:11


Foi o que os Espíritos Puros, emissários do Todo-Poderoso disseram aos pastores, anunciando que Maria dera à luz um menino e que estava num estábulo, nas cercanias de Belém.
O que inspirou o meu Pai, Clóvis Tavares, no capítulo 5 da 2a parte de SAL DA TERRA, foi o fato a respeito do qual ele sempre nos frisou: Jesus veio para nós, para todos nós. Nasceu há 2000 anos, vem nascendo ao longo destes dois milênios anualmente, nasce em 2005 e nasce sempre e sempre com a finalidade única. É atemporal o seu nascimento e repete-se ao infinito.
E qual é a finalidade única de seu atemporal nascimento entre nós?
A finalidade somos exatamente nós, habitantes desta humanidade transviada que insiste em se aprisionar a vícios e a condicionar-se a padrões mentais doa quais só pode libertar-se com ajuda. Jesus é essa ajuda. Ele é a mão estendida por Deus para nos libertar das perigosas ilusões deste século.
E quem é esse ser humano para quem Ele nasceu?
Para o Simples- aquele que vive sem se dar conta das grandezas do mundo e jamais cogita de alcançá-las. O simples não é conformado, é alguém que não foi contaminado pela ambição e nem pela cobiça. Jesus veio para eles por dois motivos. Para acalentá-los e para impulsioná-los. Seu ícone são os pastores.
Para a alma paganizada e inquieta. Esta é aquela que vive aprisionada pela cultura do luxo e dos prazeres e sente o vazio da mesma. Seu ícone é Maria Madalena.
Para a alma desviada do Reto Caminho. Quem já conhece, mas se perde. Começa bem, mas deixa-se encantar por distrações e convites do mundo. Judas Iscariotes é um representante deste grupo.
Para o Pobre, o Anawin. O pobre em espírito. São todos os que pedem ajuda. São humildes como a mulher cananéia, a mulher siro-fenícia, o cego Bartimeu. Deles são as orações dos Anawin das quais falaremos oportunamente.
Para os órfãos. Os que nascem e vivem sem conhecer o carinho da mãe e a proteção do pai.
Para os melancólicos, os deprimidos, os que sofrem de distimia, cujo humor cai constantemente e para quem ele disse: "Tende Bom Ânimo!"
Para os jovens, ainda aprisionados na força de sua natureza viril. São alegres e entusiasmados, mas não podem perceber os riscos pois lhes falta a experiência. O moço rico é seu ícone.
Para os Ricos. Ele veio para os que detém o poder monetário no mundo. Só eles tem a condição de desapegar-se. È dos mais difíceis testes neste mundo, pois é mais fácil passar uma corda de grosso calibre pelo buraco da agulha, que um rico apegado aos seus bens libertar-se destes grilhões que impedem-no de ver a Glória. Zaqueu é um exemplo de Rico que desapegou-se para sempre do encantamento do dinheiro.
Para os Poderosos. Aqueles que são legatários de influência política como Pilatos, que não aproveitou a sua hora. Como Públio Lêntulo que não aproveitou a sua hora.
Para os Governantes, os que estão na vanguarda do poder político institucional nos seus diversos escalões. Eles necessitam de Jesus, assim como David, ícone pré-cristão, dos governantes que amam a Jesus.
Para as crianças, que como o pequeno Ignácio, ao colo de Jesus, descreveu um caminho para que pudéssemos seguir. E é caminho de Fé e Caridade.
Para os Pecadores, que como os discípulos de João Batista, que faziam rigoroso inventário moral em público antes de se arrependerem. Como a mulher pecadora que lavou os pés de Jesus com perfume e enxugou com os cabelos.
Para os Repudiados, os Excluídos, os marginalizados, como o cego pedinte da piscina de Betesda, como o Gadareno. Quantos estamos nestas condições misérrimas e estamos sendo convidados ao Festim.
Para os humilhados, aqueles que como a mulher hemorroíssa, envergonham-se de sua condição. Para aqueles que como a mulher Samaritana, também envergonhava-se de sua condição de mulher descasada. Estes são todos os que são considerados desprezíveis pelas convenções mundanas. E os que não podem lutar contra elas e nem revoltar-se sob risco de agravar mais os seus caminhos.
Disse Clóvis ao final do especial capítulo de SAL DA TERRA:
" Que do Reino de luzes inacessíveis e de Beleza inefável Ele nos abençoe a todos, aproximando mais e mais nossos pobres corações impenitentes e rebldes, nossos corações cansados de sofrer, nossos corações necessitados de paz, do Seu Bendito Coração, cheio de Divina Luz e de Inesgotável Amor."

Nenhum comentário: