sexta-feira, dezembro 16, 2005

UM PRESENTE PARA JESUS

É de longa data o hábito de se presentear no Natal e muitos atribuem à vista dos Magos do Oriente o início desta tradição.

É muito entusiasmante o ato de presentar alguém.
Muitos nem sabem o por que de o ato de ofertar presentes os tornam mais jubilosos que o fato de recebê-los. É porque ao ofertar o nosso coração brilha. Ao brilhar o chakra do afeto, aluz é irradiada para todos os centors de energia do corpo, produzindo uma sensação de bem estar físico e psíquico. Aumenta serotonina e endorfina e diminui os impulsos simpáticos.

A sensação íntima de bem estar, com melhora de sintomas aparentemente pouco abordáveis e pouco tratáveis, como cefaléia tensional, fibromialgia, dor lombar, depressão, fadiga, etc. nos leva a gostar da experiência e a querer repetí-la.

Mas e para o aniversariante?
Algum presente? Não?

Dar presente é tão agradável qu eprecisamos ofertar algo que seja agradável a quem recebe e a quem oferece. Não podemos oferecer algo sabidamente indesejável pelo presenteado, assim como não podemos admitir oferecer algo o qual nos repugna.

Partindo destas premissas, questionamos:

O que nos daria alegria ao presentearmos Jesus? Que tipo de oferta podemos fazer ao nosso Mestre que nos faria mais felizes do que antes?

Algo material? Ou espiritual?

Do presente material poderíamos citar: roupas , sacolão outros gêneros?

Do espiritual, o melhor presente é um esforo para coibir em si mesmo as atitudes compulsivas. São os vícos, as obsessões de pensamento e ação que nos aprisionam e nos torturam.

Suprimí-los de nossa vida é um ato essencialmente da vontade e requer muito esforço, paciência e persistência. Subsitutuir um ato ou pensamento de caráter repetitivo é presente dos mais caros para presentear Jesus.

O que agrada a ele?

Se for presente material , Jesus pede: " Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos foi a mim que o fizestes."

Então oferecer coisas materiais de utilidade aos necessitados do mundo é presentear a Jesus.

E reprimir más tendências de nossa alma, representadas por nossos atos e pensamentos compulsivos é da mesma maneira um presente que muto agradará ao aniversariante.

Nenhum comentário: