segunda-feira, janeiro 16, 2006

Dimas, palestra de André Marinho em 15 de janeiro de 2006

15 de janeiro de 2006
Palestra de nosso amigo André Marinho, do Rio de Janeiro, do Centro Rita de Cássia, que realiza importante trabalho assistencial na Rocinha, em nossa Escola Jesus Cristo.

O nosso querido amigo esteve neste domingo em visita à nossa casa e apresentou-nos o
tema do chamado "Bom Ladrão" , cognominado Dimas.

Contou ao início que o Evangelho Copta Apócrifo fala de uma tradição de que na fuga para o Egito, quando da peseguição de Herodes, a família santa foi abordada por salteadores do deserto. O chefe deles ao fitar os olhos do menino, maravilhou-se. Deseistindo da idéia de assaltá-los pediu para segurar o menino e ante a hesitação de Maria, ele lhe tomou o menino e escutou uma voz interior que disse: "Ainda hoje estarás comigo no Paraíso."

Trasportamo-nos agora para a cena da crucificação. Lá estava Jesus entre dois criminosos, que segundo a tradição romana, poderiam ser escravos ou perseguidos políticos, revolucionários, perigosos para o Império. Jesus fopi entregue às autoridades romanas na qualidade de perigoso revolucionário que agia contra César. Os dois outros companheiros de Jesus de infortúnio extremo, não se sabe, mas ajuiza-se se não seriam do partido zelota, revolucionários, que praticaram no intuito de angariar fundos para a sua causa, alguns furtos e até mesmo assassinatos.

Um dos dois, presos à cruz, revolta-se para Jesus e exige aos gritos que se salve e eles dois também.
O outro, o Dimas, repreende-o e dirigindo-se a Jesus, pede apenas para que o Senhor não se esquça deles quando entrasse em seu Reino de Glória.

Jesus esntão, segundo alguns exegetas, repete as palavras ditas Há cerca de 30 anos antes:

"Hoje mesmo, estarás comigo no Paraíso"

Promete então o Cristo para o revolucionário coerente a oportunidade de resgate, pois Paraíso é lugar de trabalho, é jardim, é local de semeadura, de trabalho árduo e de ceifa.

Tornou-se assim, Dimas, a última adesão ao Evangelho em vida de Jesus.
E conta-nos Humberto de Campos em sua Boa Nova, que Jesus ainda encotrou forças para comentar com Tomé, que escutou as palavras no íntimo de sua consciência: "Vês Tomé, só encontrei a compreensão na hora extrema de um ladrão!"


Brindou-nos o André com uma palestra bela e rica de dados históricos, geográficos, notas de sabedoria espiritual e outras belezas da espiritualidade e de sua relação com a codificação kardeciana.

Repetimos então, com Pedro, no Tabor: Senhor bom é estarmos aqui!

Nenhum comentário: