segunda-feira, fevereiro 20, 2006

SIMÃO, SIMÃO...

Simão, Simão, eis que Satanás vos
reclamou para vos peneirar como o trigo;
mas eu roguei por ti, para que a tua
confiança não desfaleça. Lc 22:31-32

Após dez ou mais encarnações escutando o Evangelho de Jesus, ainda estamos atados a automatismos psíquicos que nos atrasam o processo evolutivo. Nossa evolução é arrastada por que somos indolentes espirituais. Disse o nosso irmão Rogério Coelho:
"Mas, não é fácil lutar contra os atavismos da acomodação. São muitos os séculos de sombras para tão pouco tempo de luz, daí verificarmos inúmeras vacilações e variegado número de tergiversações quanto ao novo rumo a tomar."
Isso nos remete ao caso do apóstolo Pedro, que segundo o discurso de Jesus na última ceia, recebeu esta advertência do seu mestre:
"Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça."

Segundo o mesmo autor acima cirandar o trigo "é submetê-lo àquelas pesadas rodas de pedra que o esmagavam em movimentos circulares. " O que significa que após um período de estudo e convivência pacífica com os nosso mestres da vida, também poderemos ser testados como Pedro.

Poderíamos adaptar para cada um de nós a advertência de Jesus da seguinte maneira:

Cuidado! Um espírito arraigado ao mal está dirigindo as suas atenções contra você. Ele quer triturar o seu espírito, como se tritura o trigo na moenda. Isto significa que ele pode te trazer dissabores e angústias, aflições e momentos de desesperança. Você terá vazios na alma, provações, abandono de amigos, traições, sofrerá decepções e ingratidão. Em alguns momentos você sentirá que está num deserto, que nem os seus companheiros de ideal te entendem. Confundirão o que você diz, você será acusado injustamente. Suas palavras e seus atos serão mal interpretados, pois este espírito fará com que as mentes de seus companheiros vejam coisas a mais e em certos casos não veja nada. Em outro momentos você vai orar e não vai sentir a presença espiritual como já sentiu antes. Sua oração vai parecer sem eco espiritual. Quando o desespero estiver quase batendo à sua porta e suas forças estiverem se esgotando, recorde que você só não sucumbiu por que durante todo este tempo eu orava por você. E oro por sua fé, para que e4la não desfaleça, para que não se esfrie, para que não se acomode, para que não se converta em dúvida e agnosticismo. Lembre-se! Eu estou orando por você! Todas estas coisas irão acontecer para que a sua Fé se confirme na provação! O seu plante é de Provas e de Expiação! É nele que você será testado em suas pulsões e finalmente vencerá. Aqui se aprende. Aí se vive. Aqui se abastece, aí se renova. Tenha confiança em minhas palavras. Estarei contigo para sempre.

Desse modo, se escutarmos um dia a reverberação destas palavras eternas de Jesus em nossos tímpanos espirituais, saibamos que chegou a hora de nosso testemunho. Sejamos fortes mesmo quando cairmos. Pois que se um mau espírito vem nos tentar em nossas fraquezas, é possível que desanimemos. É possível que esmoreçamos, que duvidemos, que suspiremos de cansaço, que pensemos em desistir, que choremos pela ingratidão e pela incompreensão. Mas respiremos fundo e busquemos lá naquele escaninho de nosso coração, a Esperança. Esperança é Esperar! É confiar" É alcançar a Fé! É saber que sempre a tempestade passa e que é possível renovar a vida em nós e em torno de nós.

Nenhum comentário: