sábado, maio 20, 2006

A MARCHA DO PROGRESSO

A questão 779 de "O Livro dos Espíritos" , sobre a lei do progresso, nos ensina que a evolução é inevitável , mas é postergável. Deus em sua plácida paciência, permite que mantenhamos uma latência evolutiva até o nosso despertar.

Na questão 780, Kardec inquire a respeito da evolução moral e da evolução intelectual. Os espíritos respondem que o progresso moral é uma conseqüência do progresso moral, mas que nem sempre imediatamente.

Diz o Espírito de Verdade:

"Nascer, Viver, Morrer, Renascer ainda e Progredir continuamente, tal é a Lei."

Diz Emmanuel no seu primeiro livro psicografado pelo nosso Chico, no capítulo 31:

"O Progresso verifica-se com a vinda ao planeta de almas esclarecidas... mais adiantadas...resgatando desvios de pretérito longínquo ou desempenhando o elevado papel de missionários."

Este pensamento coincide com o comentário de Kardec à questão 789:
" A Humanidade progride por meio de indivíduos que melhoram pouco a pouco e se esclarecem. Quando se tornam numerosos, tomam a dianteira e arrastam os outros. De tempos em tempos surgem entre eles, homens de gênio que dão um impulso e, depois, homens dotados de autoridade, instrumentos de Deus, que, em alguns anos, fazem a humanidade avançar muitos séculos."

Resta saber em que períodos se dá essa reencarnação de espíritos que promovem a evolução planetária. Diz-nos Emmanuel, no mesmo capítulo do livro citado:

"Quando se verifica um ‘statu quo’ nas correntes evolutivas, que parecem às vezes estagnar, grandes conjuntos de almas evoluídas combinam entre si uma vinda coletiva ao orbe terreno, e ativamente abrem novas portas à Arte, à Ciência, à Virtude e à Inteligência da Humanidade."

Cremos firmemente que passamos por um destes períodos áridos, quase que uma entre-safra espiritual, cultural, política, científica e mesmo moral. Até mesmo a mediunidade vem demonstrando uma leve perda de acuidade psíquica em se tratando de fenomenologia coletiva.
Certamente, de acordo com Kardec e Emmanuel , estes espíritos já estão reencarnando e cremos que dentro de 20 anos, as mudanças estarão ocorrendo. São conhecidos hoje , como as crinças de aura azul, as crianças indigo. São desatentas, confundidas com crianças hiperativas, mas na verdade são espíritos nobres, que aqui descem no dever de depurar o nosso meio.

Nisto, temos que ser otimistas!
O mundo tem esperanças. Existe uma chance para todos.

A destruição das potencialidades naturais do nosso planeta, serão interrompidas em breve. As inteligências que breve assumirão o comando político dos povos, a direção das pesquisas científicas, o movimento cultural e as religiões, promoverão uma mudança radical na nossa psicosfera.
Eis o nosso Progresso.
Eis a renovação da vida e do nosso futuro.

Nenhum comentário: