terça-feira, outubro 17, 2006

É fundada a ESCOLA JESUS CRISTO em Nosso Lar

Homenagem à fundação , por Nina Arueira, da Escola Jesus Cristo, localizada na cidade de Nosso Lar em 17 de outubro de 1935.

DEUS

Para obedecer às leis é preciso compreendê-las e senti-las.
É preciso que elas estejam de acordo com a natureza – porque DEUS é uma natureza “infinita e incriada, que nunca teve princípio e nunca há de ter fim”.
DEUS é uma fôrça infinita, e nós somos cada qual uma fôrça.
DEUS é um credo infinito, e nós somos cada qual um credo.
DEUS é o oceano interminável, e nós somos cada qual um mediterrâneo, nas reentrâncias da terra.
É preciso lutar com as margens povoadas de répteis, e voltar, novamente, ao grande pélago.
É ignorância a obediência cega; é sabedoria a compreensão sem limites.
Creia em si, pois, o homem; o mundo é seu e o viver é seu; expanda-se, porque DEUS está muito além da simples crença e o coração muito além da inteligência; galgue-se o raciocínio, cruzem-se os horizontes, devastem-se os oceanos; afunde-se na crosta; multipliquem-se os esforços, porque DEUS está ainda muito depois do último esforço.

A MANEIRA MAIS HUMANA DE SER FELIZ

Quando virdes utopistas, poetas, falarem na distância que se interpõe entre a felicidade e o homem, quando encontrardes, no volver da vossa vida, peregrinos que se afundam nos vales e se alevantam sôbre montanhas e se esfacelam entre pedras brutas e espinhos pontiagudos, tende compaixão deles e convidai-os, pobres, a volver convosco.
Não é lá que se aloja a felicidade; não é ali e nem em parte alguma; podeis circundar com vossos olhares o ambiente que vos é familiar; o céu que vos é conhecido; não encontrareis vosso ideal de ventura.
Depois de caminhardes, de vencerdes todas as distâncias, sentir-vos-eis fatigados e não vos sentireis felizes.
Mas, caminhai dentro de vosso eu; procurai nos mistérios de vosso espírito; provai os frutos de vossa alma e quando vos conhecerdes bem, e quando tiverdes trabalhando muito dentro de vossa própria atividade, quando vos sentirdes satisfeitos com vós mesmos, sentir-vos-eis, então, sublimemente felizes.

Nenhum comentário: