segunda-feira, março 05, 2007

ENTREVISTANDO ALLAN KARDEC

Mundo EspíritaÉ sabido que foi através de seu amigo, Sr. Fortier, que o senhor ouviu falar pelas primeiras vezes nos fenômenos das mesas girantes, e também se sabe que nessas ocasiões o assunto não lhe despertou maior interesse. Em que momento isso aconteceu de fato?
Allan Kardec – Pelo mês de maio de 1855, fui à casa da sonâmbula Sra. Roger, em companhia do Sr. Fortier, seu magnetizador. Lá encontrei o Sr. Pâtier e a Sra. Plainemaison, que daqueles fenômenos me falaram no sentido em que o Sr. Carlotti já se pronunciara, mas em tom muito diverso. O Sr. Pâtier era funcionário público, de certa idade, muito instruído, de caráter grave, frio e calmo; sua linguagem pausada, isenta de entusiasmo, produziu em mim viva impressão e, quando me convidou a assistir às experiências que se realizavam em casa da Sra. Plainemaison, à rua Grange-Batelière, 18, aceitei imediatamente.

Mundo Espírita – E quando se deu essa sua primeira reunião?
Allan Kardec – A reunião foi marcada para uma terça-feira de maio às oito horas da noite.

Mundo espírita. E por que essa reunião mereceu seu destaque no exame dos fenômenos das mesas girantes e na história do Espiritismo?
Allan Kardec– Foi aí que pela primeira vez, presenciei o fenômeno das mesas que giravam, saltavam e corriam, em condições tais que não deixavam lugar para qualquer dúvida. Minhas idéias estavam longe de precisar-se, mas havia ali um fato que necessariamente decorria de uma causa. Eu entrevia, naquelas aparentes futilidades, no passatempo que faziam daqueles fenômenos, qualquer coisa de sério, como que a revelação de uma nova lei, que tomei a mim estudar a fundo.

Mundo Espírita – Outras ocasiões importantes se somaram a essa?
Allan Kardec– Bem depressa, ocasião se me ofereceu de observar mais atentamente os fatos, como ainda o não fizera. Numa das reuniões da Sra. Plainemaison, travei conhecimento com a família Baudin, que resi-dia então à rua Rochechouart. O Sr. Baudin me con-vidou para assistir às sessões hebdomadárias que se realizavam em sua casa e às quais me tornei desde logo muito assíduo.

Mundo Espírita – Quem eram os médiuns nessas reuniões?
Allan Kardec – Os médiuns eram as duas senhoritas Baudin. Aí tive ensejo de ver comunicações contínuas e respostas a perguntas formuladas, algumas vezes, até, a perguntas mentais, que acusavam, de modo evidente, a intervenção de uma inteligência estranha.

Mundo Espírita – Quando começou seus estudos de Espiritismo e qual método utilizou para esses estudos?
Allan Kardec – Foi nessas reuniões que comecei os meus estudos sérios de Espiritismo, menos, ainda, por meio de revelações, do que de observações. Apliquei a essa nova ciência, como o fizera até então, o método experimental; nunca elaborei teorias preconcebidas; observava cuidadosamente, comparava, deduzia conseqüências; dos efeitos procurava remontar às causas, por dedução e pelo encadeamento lógico dos fatos, não admitindo por válida uma explicação, senão quando resolvia todas as dificuldades da questão.

Mundo Espírita – Os ensinos dos espíritos, individualmente, têm o caráter de verdade?
Allan Kardec – Estamos longe de aceitar como verdades irrecusáveis tudo quanto ensinam individualmente; um princípio, seja qual for, para nós só adquire autenticidade pela universalidade do ensinamento, isto é, por instruções idênticas, dadas em todos os lugares, por médiuns estranhos uns aos outros.

Mundo Espírita – E como o senhor tem acesso a esse conjunto de informações que lhe permitem tal análise e com tais critérios?
Allan Kardec– Em nossa posição, recebendo comunicações de cerca de mil centros espíritas sérios, disseminados em diversos pontos do globo, estamos em condições de ver os princípios, sobre os quais houve concordância. Sem essa concordância, quem poderia estar seguro de ter a verdade? É, aliás, um dos caracteres distintivos da revelação nova o de ser feita em toda parte ao mesmo tempo.

Mundo Espírita – Os textos que constituem O Livro dos Espíritos, como foram obtidos?
Allan Kardec– Tudo foi obtido pela escrita, por intermédio de diversos médiuns psicógrafos. Nós mesmos preparamos as perguntas e coordenamos o conjunto da obra; as respostas são, textualmente, as que nos deram os Espíritos; a maior parte delas foi escrita sob nossas vistas, outras foram tiradas de comunicações que nos foram remetidas por correspondentes ou que colhemos aqui e ali, onde estivemos fazendo estudos. Os primeiros médiuns que concorreram para o nosso trabalho foram as senhoritas Baudin. Mais tarde os Espíritos recomendaram uma revisão completa em sessões particulares, tendo-se feito, então, todas as adições e correções julgadas necessárias. Esta parte essencial do trabalho foi feita com o concurso da senhorita Japhet.

Mundo Espírita – E assim nasceu O Livro dos Espíritos?
Allan Kardec– Da comparação e da fusão de todas as respostas, coordenadas, classificadas e muitas vezes retocadas no silêncio da meditação, foi que elaborei a primeira edição de O Livro dos Espíritos, entregue à publicidade em 18 de abril de 1857.

Obs.: Os textos aqui apresentados como respostas de Allan Kardec, foram extraídos dos livros:

1. KARDEC, Allan. A minha primeira iniciação no espiritismo.
In:___. Obras póstumas. 29. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, [199-]. pt. 2.
2. REVISTA ESPÍRITA. São Paulo: LAKE, 1858. p. 34.3. REVISTA ESPÍRITA. São Paulo: LAKE, 1858. p. 68.
As perguntas foram compostas pela redação do jornal.

Nenhum comentário: