quinta-feira, outubro 04, 2007

No Culto do Lar


"Graças te rendo, meu Pai, Senhor do céu e da Terra, por haveres ocultado estas coisas aos doutos e aos prudentes e por as teres revelado aos simples e aos pequenos." Mat 9: 25


Pode parecer singular que Jesus renda graças a Deus, por haver revelado estas coisas aos simples e aos pequenos, que são os pobres de espírito, e por as ter ocultado aos doutos e aos prudentes, mais aptos, na aparência, a compreendê-las. E que cumpre se entenda que os primeiros são os humildes, são os que se humilham diante de Deus e não se consideram superiores a toda a gente. Os segundos são os orgulhosos, envaidecidos do seu saber mundano, os quais se julgam prudentes porque negam e tratam a Deus de igual para igual, quando não se recusam a admiti-lo, porquanto, na antigüidade, douto era sinônimo de sábio. Por isso é que Deus lhes deixa a pesquisa dos segredos da Terra e revela os do céu aos simples e aos humildes que diante d´Ele se prostram. Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VII: itens 7 e 8.




Ontem à noite, em no Culto Doméstico de nossa casa recordamos em família do Dia de Allan Kardec e abrimos ao acaso o Evangelho Segundo o Espiritismo. O trecho acima, foi-nos apresentado e discutido em família.


Recordamos então que as realidades físicas de nosso mundo são muito bem compreendidas pela análise fria do método dedutivo, que reduz, fraciona, pulveriza e compreende então tudo nas suas partículas menores.

Somente os intelectuais, os cientistas, os físicos, químicos e biólogos podem entrever esse microcosmo, penetrando as subdivisões da matéria de modo a compreendê-la no seu aspecto integral. É por isso que Kardec nos diz: “Deus deixa aos sábios a pesquisa dos segredos da Terra”.


Entretanto, certas pessoas simples, muito simples, humilhadas pela dura realidade mundana, conhecem a linguagem divina impressa na natureza. É desta forma que pessoas incultas podem fazer previsões climatológicas com certa segurança, sem conhecer a climatologia. É desse modo que algumas pessoas que cuidam dos animais percebem alterações biológicas nos mesmos antes que o veterinário possa diagnosticá-las. É nesse contexto que certos benzedores conhecem caminhos ocultos da enfermidade humana e o meio de domesticá-la antes mesmo que os sintomas se produzam com desenvoltura. É também desse modo que agricultores sem técnica aprimorada sabem intuitivamente métodos de cultivo, prevenção e tratamento de pragas sem que a ciência os instrua. Ele tem um modo de pensar Indutivo. Parte do particular para o Geral. Ele é intuitivo, é criativo, observador da fenomenologia pura, das vontades das coisas.


Entretanto, é imensamente mais correta a afirmação de Jesus, se nós pensamos na certeza íntima que o homem simples tem da Providência Divina. Ele crê na Providência pois não pode por total carência de recursos materiais crer na previdência humana.


Contrapartida, o homem racional crê naquilo que ele prevê, no que ele pode pagar, na sua capacidade de controle das situações.


Foi por isso, que Jesus agradeceu a Deus. Foi por isso que Kardec, apóstolo de Jesus, disse que Deus revela aos humilhados da Terra os segredos do Céu.




Nenhum comentário: