domingo, dezembro 02, 2007

Um menino do "Lar dos Meninos"

Desencarnou no dia 29 de novembro último o nosso irmão Jorge Machado Soares, Jorginho do "Lar dos Meninos". Desencarnou em lamentável acidente que lhe causou irreversível traumatismo crânio-encefálico, que embora socorrido, não resisitiu aos agravos.
Assim como José Gomes, o nosso zelador, Minervino, Geraldo e Emmanuel, era um dos "meninos do Lar dos Meninos", criados por Clóvis Tavares, que ali mesmo , na Escola Jesus Cristo, viveram e foram educados como órfãos na família de nossa Escola.

Seus quartos eram as salas do corredor onde é hoje o Teatro do Clube da Fraternidade. Ali eles dormiam com Clóvis que era o seu Pai e protetor, em companhia do também saudoso Medeiros Corrêa Júnior.

Jorge nasceu em 12 de maio de 1938. Era uma criança bondosa, amigo de todos e tinha como queria Clóvis a sua "capitania" no quintal da Escola, onde era responsável pela manutenção da limpeza. Estudou, tornou-se um homem honrado e tornou-se funcionário público federal, trabalhando no antigo IAPI. Ele conquistou esse cargo com a ajuda da Sra. Leda Lizandro, honrada senhora da sociedade campista que quis ser a sua "madrinha". Ele desde pequeno a visitava e ia com ela ao Aeroporto Bartolomeu Lizandro, onde se encantava com os aviões que decolavam e pousavam. Como funcionário público foi excemplar, sendo leal , honesto e amigo de todos. Nuncfa desonrou o que aprendeu em sua infância no Lar dos Meninos, na companhia de seu "Pai" Clóvis Tavares.

Lia os clássicos da literatura brasileira e os clássicos de Emmanuel, psicografados pelo nosso Chico e amava declamar poesias.
Aprendeu a arte de tocar gaita e tocava inúmeras composições de vovô Virgílio e Juraci.
Ultimamente, ficava do lado de fora do templo escutando as canções de Juraci cantadas pelo Coral Virgílio Paula.

Com o tempo, foi perdendo um pouco a alegria de viver, desleixou-se com sua aparência, entretanto nunca esqueceu-se da sua casa: a Escola Jesus Cristo. Sempre que dali se afastava, retornava qual o filho que não olvida a casa paterna e nem o amor de seus pais e não é por Ele esquecido.

Que na Espiritualidade, possa Jorginho reencontrar quantos o antecederam a última jornada e que possam estes amigos e irmãos da Escola Jesus Cristo, como o nosso vovô Virgílio, do Lar dos Meninos, como Clóvis e Medeiros, e da "Casa da Criança" como as nossas saudosas Inayá e Juraci de Paula, recebê-lo com o carinho e o amparo que fez por merecer vivendo honradamente e dedicando-se ao serviço abnegado e a amizade.

Que Jesus receba este "menino" em seu Reino de Amor.

Vá , Jorginho, e abrace os nossos por nós, toque sua gaita, corra e reveja com alegria Clovis e Medeiros, vovô Virgílio, mãezinha Inayá e Sissi...

...e continue a sua peregrinação em direção a verdadeira vida.


Flávio Mussa Tavares(irmão de Jorginho),

Este texto foi escrito com informações gentilmente cedidas por nossa irmã Miriam, que viveu à mesma época de Jorginho na "Casa da Criança" , sob os cuidados da "mãezinha" Inayá de Paula. Miriam é casada com Emmanuel, que vivia juntamente com o Jorge no "Lar dos Meninos", sob os cuidados de nosso pai, Clóvis Tavares.
Tanto o "Lar dos Meninos" como a "Casa da Criança" , orfanatos respectivamente para meninos e meninas foram fundados por meu Pai, Clóvis Tavares que abnegadamente dedicou-se aos pequninos por seguir o conselho de Nina Arueira.

Nenhum comentário: