sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Um pouco mais sobre o Perdão

Amigos, a amiga Cristina Pereira, diretora da Revista Espírita de Campos, envou um e-mail para algumas pessoas pedindo para que respondessem as questões apresentadas aabaixo, com letras vermelhas.
Enviei para ela as resposta que disponibilizo para o meu blog para que possamos refletir um pouco sobre a técnica do perdão, que pode ser encarado como tópico da psicologia comportamental. Pelo menos do ponto de vista que tentei imprimir às respostas.


Porque as pessoas têm tanta dificuldade em perdoar?

Por que o perdão não é próprio da natureza humana. O rancor compõe a nossa índole natural. É do cérebro para o coração. Começamos perdoando com a cabeça para no final perdoarmos naturalmente com o coração. A dificuldade consiste na mudança de um vício para uma virtude.

Há relação entre perdão, humilhação e fraqueza?
Do ponto de vista puramente humano, sim! È necessário enfraquecer a nossa animalidade, secretar emnos adrenalina, irar-se menos, empregar menos as conexões nervosas simplificadas que conduzem ao ato refelexo comum. para obtermos o dom de perdoar.
Para isso, a técnica é humilhar-se, tornar-se fraco. Voluntariamente, como forma de reformatação de nosso cérebro, tão acostumado com as reações automáticas e instintivas.
Perdoar significa que se aceita o erro alheio?
Não propriamente, significa que se aceita o autor do erro, pois nós também somos passíveis de errar. Significa que a tolerância aplicada de modo auto-repressivo, é uma conquista para a tolerância de Deus com as nossas prórpias imperfeições.
O perdão está mais para razão ou para emoção?
"Não perdoar" é uma atitude emocional, instintiva, reativa, automática.
"Exercitar o perdão", ao contrário, é um ato racional, que necessita de treino, exercício, técnicas psicológicas adaptadas teoria reencarnacionista e à lei de causa e efeito. Essas técnicas psicológicas seriam uma nova proposta de Psicologia Cognitivo Comportamental baseada na Reencarnação. É uma proposta para os psicólogos e psiquiatras espíritas. Digo isso por que eu mesmo estou ingressando na área da psiquiatria e estou considerando uma decisão acertada.

Desse modo, a doutrina racional que herdamos é uma partida para a nossa próxima etapa evolutiva como os "mansos que herdarão a terra".

Flávio Mussa Tavares

Nenhum comentário: