domingo, dezembro 14, 2008

MONITOR CAMPISTA fala da Escola Jesus Cristo



Oceano Vieira, diretor da DVD Versátil, vem desenterrando tesouros com suas pesquisas sobre o Espiritismo


Patrícia Bueno

O ano é 1968. Na sala lotada, porém silenciosa, os olhares estão voltados para uma mesa. Nela está o famoso médium mineiro Chico Xavier (1910-2002). Com os olhos fechados e uma das mãos sobre os olhos, ele pressiona vigorosamente a caneta sobre o papel, de onde surgem palavras que seriam uma espécie de conexão entre os mundos físico e espiritual. A imagem, em preto e branco, uma verdadeira raridade, faz parte do DVD ‘Saulo Gomes entrevista Chico Xavier em 1968’, lançado pela DVD Versátil, através de seu selo Vídeo Spirite. O trabalho foi apresentado em Campos há uma semana na Escola Jesus Cristo - no bairro da Lapa – e traz a primeira entrevista do médium espírita na televisão brasileira, gravada três anos antes de sua participação no Pinga Fogo (programa jornalístico exibido em 1971, pela TV Tupi Canal 4 de São Paulo). Além da entrevista histórica, o DVD traz mais de uma hora de extras, incluindo raros vídeos. Na tarde do lançamento, o responsável pela DVD Versátil, Oceano Vieira de Melo, contou ao Monitor Campista como foi produzir o trabalho. No meio da conversa, ele antecipou uma novidade: a produtora prepara um documentário sobre o campista Clóvis Tavares, sua vida, obra, a amizade com personalidades como italiano Pietro Ubaldi e o próprio Chico, a criação da Escola Jesus Cristo, hoje presidida por seu filho, o médico Flávio Mussa Tavares. “O Clóvis foi um mestre em Humanismo e no Evangelho de Jesus Cristo. Foi uma das grandes figuras do Século XX”, elogia o diretor da Versátil. Professor Clóvis Tavares nasceu no dia 20 de janeiro de 1915. Pai de quatro filhos e possuidor de vasta cultura, foi poliglota, falando fluentemente Italiano, Inglês, Francês e Espanhol. Tavares foi professor de História e de Direito Internacional, jornalista e escritor espírita. Autor de diversas obras para crianças e adultos.
Também não faltará no novo documentário a bela história de amor entre Clóvis e a revolucionária Nina Arueira. Para quem não sabe, Maria da Conceição Arueira era filha de uma família de classe média de Campos. Apesar de ter falecido com apenas 19 anos de idade, ao contrair tifo, doença que dizimou muita gente naquela época, teve como bandeira a conscientização do povo sobre a luta contra uma burguesia dominante e exploradora. Nina foi escritora, jornalista e líder sindical revolucionária na década de 30.


GARIMPEIRO


Na Escola Jesus Cristo, encontramos Oceano em uma espécie de “habitat natural”: em meio a livros raros, fotografias e muito material de pesquisa. Como bom garimpeiro de raridades espíritas, tratou de nos mostrar as preciosidades do Museu de Ciro, local escolhido para a fotografia. Lá, destacou as primeiras edições de obras importantes como as de Kardec. Acompanhado da mulher, Sônia, falou sobre sua relação com o cinema e o jornalismo:


“Sou um jornalista autodidata. Editei durante 18 anos uma revista para o mercado de cinema: de 1985 a 2002. Sou autodidata em tudo. Quem me ajudou muito foram as obras do Chico”, disse. Foi a TV que apresentou Oceano ao médium mineiro.


“Através da TV Tupi, no programa Pinga Fogo, eu ficava observando aquele homem falando aquelas coisas tão bonitas. Na época não me engajei no Espiritismo, só com o tempo que você vai se aprofundando mais”, conta, ressaltando que hoje tem se dedicado às pesquisas. “O Espiritismo nos dá total liberdade de pensamento, de criação”, diz.


Em Campos, o espírito investigativo de bom jornalista e amante dos documentários levou Oceano até a praia de Atafona, litoral de São João da Barra. No famoso balneário que, aos poucos, vem sendo engolido pelas ondas, ele visitou a casa onde Chico Xavier esteve, no ano de 1967.


Oceano e a esposa trabalham agora na produção de um próximo documentário sobre o médium e vêm filmando alguns lugares importantes para o mestre espírita (Xavier passou 10 dias na praia sanjoanense). A Versátil Home Vídeo, que vai completar 10 anos em fevereiro, distribui inúmeros filmes europeus no Brasil, e também produz alguns dos melhores documentários espíritas da atualidade: ‘Chico Xavier Inédito’, quatro títulos sobre Allan Kardec, Eurípedes Barsanulfo e outros.


“Trabalho com Fellini, Visconti... São mais de 500 filmes do cinema europeu. Obras que contêm humanismo, são realmente carregadas de humanismo. Você assiste a um filme do nível de ‘Berlim Alexander Platz’ (obra-prima de Fassbinder) e você se melhora”, ressalta o documentarista, que diz dispensar aos filmes espíritas o mesmo tratamento dado aos europeus. No catálogo da produtora está um especial com 2 DVDs que resgata os históricos programas Pinga Fogo com Chico Xavier, considerado um verdadeiro marco do jornalistmo no Brasil, e traz mais de duas horas de extras, entre depoimentos, documentários e especiais.


Outra aclamada produção da Versátil é ‘Chico Xavier - De Pedro Leopoldo a Uberaba’, com 2 DVDs que reúnem quatro filmes inéditos sobre o médium, realizados em 1951, 1955, 1983 e 2007. ‘O médium de Emmanuel‘ 1951), realizado por César Burnier, mostra Chico aos 41 anos. Ele recebe a visita do espiritualista italiano Pietro Ubaldi. Traz ainda imagens internas do Centro Espírita Luiz Gonzaga, inaugurado em 1928.


“O Burnier comprou uma filmadora e registrou várias cenas. Depois chegamos a outro tesouro, imagens impressionantes de Chico, aos 45 anos, psicografando em velocidade inacreditável”, comenta Oceano, referindo-se à ‘Brilha uma luz no horizonte’ (1955), onde se registra pela primeira vez, imagens de seus familiares e de seus educadores na mediunidade Espírita. Realizado e produzido por Lauro Michelin, o filme traz depoimentos de pessoas que conviveram com Chico em Pedro Leopoldo e Uberaba. Em uma outra produção, ‘O grande médium espírita’ (2007), estão depoimentos de médiuns que trabalharam com Chico ou foram seus amigos: Carlos Baccelli, Elias Barbosa, Hilda Mussa Tavares (esposa de Clóvis Tavares), Arnaldo Rocha, entre outros. “Os filmes são historicamente excepcionais e visualmente muito bons”, comenta Oceano, ressaltando que as obras são vendidas em lojas comuns e não somente em casas especializadas em trabalhos espíritas. São cerca de mil postos de vendas, fora as vendas online.


A essa altura, é redundante dizer que, para Oceano, Chico é bem mais do que um simples “objeto de pesquisa”: “Às vezes fica até difícil para as pessoas acreditarem em certas coisas que aconteceram. Coisas que parecem fantásticas e até mentirosas mas que, quando nos aprofundamos, descobrimos que aconteceram de verdade. Por isso, se a gente não fizer esse trabalho agora, as futuras gerações não vão nem acreditar que este homem existiu”, diz.


Chico Xavier psicografou mais de quatrocentos livros. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Dizia reproduzir apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros, mais de 20 milhões de exemplares. O último, ‘Degraus da Vida’ (Cornélio Pires, Editora CEU), foi publicado em 1996. Muitos deles foram traduzidos para outras línguas, entre as quais o Inglês, o Espanhol e o Esperanto.


Vale ressaltar que a renda da venda dos livros, uma tentadora fortuna, foi, desde o início, totalmente doada em favor de hospitais, asilos, orfanatos e outras instituições. Quanto mais se debruça em pesquisas sobre o médium, maior sua admiração pelos exemplo de caridade e humildade do mestre da psicografia:


“Você vai à casa dele, em Pedro Leopoldo e percebe a simplicidade. A casa é igual à de muitos brasileiros. Chico foi o ser humano mais biografado da História. Um homem que vendeu milhões de livros e nunca se entregou à fama”, ressalta.


É por essas e outras que, como seu próprio nome sugere, Oceano vem promovendo mergulhos profundos na vida e obra de quem fez história. Sobre o famoso missionário das Gerais, ele finaliza, sem medo do exagero: “Chico foi o maior médium da história da humanidade”.
Monitor Campista, Caderno Mais Cultura, 14/12/2008

Nenhum comentário: