sexta-feira, dezembro 05, 2008

Saulo Gomes no jornal A CIDADE de Ribeirão Preto


“Chico Xavier foi a maior figura humana que já conheci”, revela o jornalista.

Há 40 anos, Chico Xavier (1910-2002), o médium mais famoso do Brasil, resolveu falar. Até então, o mineiro nascido em Pedro Leopoldo havia desenvolvido uma fobia contra a imprensa por motivos mais que razoáveis. Em 1950, o lendário David Nasser de ‘O Cruzeiro’ aprontou uma das suas numa reportagem que ridicularizava o trabalho do espírita em Uberaba.
Por 18 anos, Chico se negou a falar com jornalistas de todo o Brasil até que um repórter da TV Tupi de São Paulo conseguiu o que parecia impossível: fazer uma longa entrevista com o médium e ainda mostrar pela primeira vez Chico Xavier psicografando uma mensagem.
A reportagem tornou-se um marco jornalístico e agora, quatro décadas depois, é lançada em DVD.
“Saulo Gomes Entrevista Chico Xavier”, distribuído pela empresa Versátil, pelo selo Vídeo Spirite, mostra o médium num momento único. “Falei de tudo com ele. De transplantes de órgãos, bebês de proveta e a conquista do espaço”, recorda o jornalista Saulo Gomes, 80 anos. O carioca Saulo, vivendo em Ribeirão Preto há seis anos, conta que não foi nada fácil convencer o médium a falar, ainda mais para uma emissora de TV. O jornalista lembra que contou com a ajuda dos diretores do sanatório espírita Américo Bairral, de Itapira, São Paulo, para entrar em contato com Chico.
“Fiz uma matéria sobre o sanatório que teve muita repercussão e então pedi a eles uma entrevista com Chico Xavier. Seis meses depois estava indo com uma equipe para Uberaba”, ressalta.
Saulo e mais nove técnicos foram até a cidade num caminhão cheio de equipamentos sem a certeza de que a entrevista seria realizada. Deixou toda a equipe num hotel e foi até a casa do espírita para tentar convencê-lo. “Fiquei das 22h30 até às 4h da madrugada conversando com Chico até que ele resolveu dar a entrevista”, conta.
Cidade contra Cidade
No DVD, produzido pelo documentarista Oceano Vieira de Melo, o repórter também mostra pela primeira vez Chico Xavier psicografando uma mensagem no centro Comunhão Espírita Cristã de Uberaba. Nos extras, com duração de 100 minutos, aparece uma pequena entrevista do médium em que ele confessa ter ficado feliz e surpreso ao se ver pela primeira vez psicografando.
O vídeo também mostra Saulo Gomes reencontrando, 40 anos depois, o historiador, poeta e biógrafo de Chico Xavier, Elias Barbosa ao lado de Dalva Borges, então presidente da Comunhão Espírita Cristã em 1968.
Outra curiosidade nos extras é a participação de Chico no programa “Cidade contra Cidade” apresentado por Sílvio Santos na TV Tupi. O mineiro foi convidado para representar Uberaba no programa e graças a sua presença, a cidade ganharia uma ambulância equipada para a comunidade carente. “Depois do sucesso da entrevista de 1968, ele foi convidado para vários programas de TV e sempre me pedia para acompanhá-lo”, afirma Saulo.
Em 1971, Chico Xavier ainda participaria do célebre programa de entrevistas “Pinga Fogo”, uma espécie de “Roda Viva” da época, em que o médium respondeu várias perguntas por duas horas. O programa também foi lançado em DVD e é um campeão de vendas. “Este programa é considerado um marco para o espiritismo no Brasil”, diz o jornalista que manteve uma amizade com o espírita por mais de três décadas.
“Fui entrevistá-lo como um repórter e não como um espírita. Mas não há dúvida de que minha convivência com Chico mudou a minha vida”, garante Saulo.
Esta amizade deve render um livro para 2009 pela editora Candeia. Com o título “Nosso Chico”, a obra vai mostrar parte do vasto acervo do jornalista que inclui mais de 200 fotos do médium.

SERVIÇO
“Saulo Gomes entrevista Chico Xavier”

Nenhum comentário: